A mamoplastia de aumento ou colocação de prótese de silicone é a cirurgia plástica mais realizada no mundo inteiro. Segundo dados de 2018 da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS), o total de implantes quase chegou a dois milhões. Só no Brasil mais de 275 mil mulheres colocaram prótese de mama no mesmo ano.
E não é à toa que muitas mulheres buscam essa cirurgia. A prótese de mama proporciona aumento do volume, melhora de flacidez leve, um colo mais marcado, além de mais feminilidade, sensualidade e melhora da autoestima.
A escolha da prótese envolve várias fatores como: qualidade da pele, volume prévio das mamas, se existe flacidez, largura e altura do tórax e peso da paciente. É necessária uma avaliação tridimensional e individualizada. Além desses fatores, também serão levadas em consideração as expectativas e desejos de cada paciente.
Com toda essa análise, passamos para escolha do formato da prótese: redonda (a queridinha das brasileiras), cônica (mais projetada) e anatômica (em gota). A prótese redonda é a mais requisitada porque deixa um colo bem marcado e preenchido, o sonho de nove a cada 10 brasileiras. A anatômica é mais utilizada por pacientes que querem mamas mais naturais e com a maior parte do volume na parte inferior da mama, que fica com aspecto de gota. As cônicas são as menos procuradas. Elas aumentam a projeção da mama, ou seja, aumentam o volume da mama para frente, que fica mais “pontuda”.
Em seguida, passa-se à escolha do tamanho da prótese, ou a quantidade de mililitros de silicone. A maioria delas varia entre 150 ml a 500ml. Também é possível variar a projeção de cada prótese, através da escolha do perfil (baixo, alto, super alto). Quanto mais alto, mais projetado.
A inclusão pelo sulco inframamário (a cicatriz fica abaixo da mama) é a mais indicada por ter menor chance de infecção. Outros locais de incisão podem ser as aréolas e axilas.
A prótese pode ser posicionada em vários planos anatômicos na paciente. O plano subglandular (abaixo da glândula), subfascial (abaixo da fáscia da mama), submuscular (abaixo do músculo) e plano duplo (uma parte de prótese fica submuscular e outra subfascial). Em pacientes muito magras e pouca mama geralmente é necessário colocar submuscular ou em plano duplo. Em pacientes que já tenham algum volume na mama, pode ser usado plano subglandular ou subfascial.
Hoje em dia não existe a obrigatoriedade de troca a cada dez anos, a tecnologia das próteses evoluiu e a sua durabilidade aumentou. Entretanto, existe um desgaste intrínseco, como em qualquer outro material e, com o tempo, a paciente pode precisar trocar a prótese. O ideal é manter um acompanhamento periódico com seu médico e através de exames como a mamografia e ressonância.
A cirurgia pode ser realizada sobre anestesia peridural ou local com sedação. Alta algumas horas após o procedimento. Não há necessidade de retirada de pontos, eles são realizados internamente.
Será necessário uso de sutiã próprio para pós operatório por 30 dias. Evitar elevar os braços acima dos ombros e realizar movimentos bruscos também durante esse período. Os retornos serão agendados periodicamente.
Ainda tem dúvidas?
Faça sua pergunta sobre procedimentos, cirurgia, pós-operatório, custos ou qualquer outro assunto relacionado diretamente para a Dra. Rafaella Dias!
WHATSAPPAngélica
Avenida Angélica, 2491 - 9º andar
Consolação
São Paulo/SP
01227-200
Itaim
Rua Joaquim Floriano, 413 - 9º andar
Itaim Bibi
São Paulo/SP
04534-011
Vila Olímpia
Rua Gomes de Carvalho, 1356 - 5º Andar
Vila Olímpia
São Paulo/SP
04547-005
Vila Mariana
Rua Domingos de Morais, 2781 - 14º andar
Vila Mariana
São Paulo/SP
04035-001
Vila Mariana
R. Cincinato Braga, 340 - 6º andar
Bela Vista
São Paulo/SP
01333-011
A Dra. Rafaella Dias se atualiza constantemente com o intuito de ajudar pacientes em busca de aperfeiçoar suas características, sem perder a naturalidade. Sempre focando na saúde, segurança e bem estar.
Dra. Rafaella Dias
Cirurgiã plástica especialista em cirurgia estética e reparadora.
CRM-SP 180237
CRM-MG 60769
contato@drarafaelladias.com.br
Cadastre seu email e fique por dentro de todas as novidades do universo da cirurgia plástica, além de dicas a respeito de saúde, bem-estar, novos métodos e qualidade de vida!